Steve Blank censurado pelo Facebook (?)

27 Jun

 

Hoje, Steve Blank  publicou no twitter essa imagem aí em cima que pode virar um pedregulho no sapato de Mark Zuckerberg. A alfinetada tem a ver com o artigo escrito por Blank criticando não o Facebook, mas o seu modelo de negócio, que siderou o Vale do Silício. Segundo ele, do alto da sua experiência, o Facebook representa um amontoado de invenções divertidas, mas sem grande significação para a humanidade. E pior: ao criar o padrão de inovação, esse tipo de negócio atrai cérebros que deixam de se interessar por descobrir a cura do câncer ou meios de transporte mais baratos e sustentáveis para se debruçarem sobre o buzz das aplicações de redes sociais, mobile, etc. Não sei se o Steve está 100% certo, mas não tenho dúvidas de que tem um argumento.

Eu não acho que a tal lean startup ou o MVP – minimum viable product – sejam uma panaceia, mas reconheço o mérito do Steve Blank em mostrar como seguir caminhos mais simples e criativos para se montar um novo negócio. Ele tem uma história bonita como empreendedor, que sigo há mais de uma década, e tudo indica que seguiu na mesma linha de sucesso como investidor. Agora, acreditar que o Facebook pode ter sido estúpido o suficiente para censurá-lo, desabilitando sua conta, é outra coisa. Isso seria o suprassumo da tacanhice e, embora Blank sugira que aconteceu, custo a acreditar nessa hipótese.

Não que não possa ter passado pela cabeça de jerico de algum baba-ovo do Zuckerberg, mas uma ação tão primária como essa, com um sujeito com a visibilidade do Steve Blank, seria um tiro de canhão no proprio pé. Mas, se tiver acontecido, é gravíssimo e inaceitável. O preço a pagar – pelo Facebook, nesse caso – seria impagável. Por outro lado, se for apenas uma falha técnica qualquer, o Steve tem sonoras desculpas a pedir ao Facebook e a todos nós.

 

No comments yet

Leave a Reply